Dançarina

Dançarina

Posições do corpo no ballet

Existem três direções do corpo da bailarina para o público:

- croisé (cruzado)

devant (na frente)              derriére (atrás)


- en face (de frente)

devant                     derriére


- effacé (apagado) /écarté (separado)

devant                      derriére

ecarté devant

Quando o movimento é iniciado pela frente denomina-se movimento em en dehors, iniciado atrás en dedans. O movimento en dehors segue a seqüência das posições devant, a la second (ao lado), derriére, ou seja, no sentido horário (frente-lado-trás), en dedans sentido anti-horário (trás-lado-frente).


As Principais Posições dos Braços no Balé

                       
-Posição Preparatória: "Braços abaixados". Como se estivesse segurando uma melancia, as mãos ficam próximas uma da outra e quase tocam as pernas. Braço pontilhado da figura 1.

-1ª Posição: Os braços e as mãos ficam na altura do estômago, arredondados, como se segurasse uma grande melancia. Os cotovelos ficam virados para fora.

-2ª Posição: Os braços ficam ao lado do corpo, levemente arredondados. As mãos acompanham a linha dos braços.

-3ª Posição: é uma fusão da 2ª com a 5ª, ou seja, cada braço fica em uma posição.

-4ª Posição: É uma fusão da 2ª com a 1ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça, também fazendo uma graciosa curva.

-5ª Posição: Os braços ficam arredondados, ligeiramente à frente da cabeça.

Existem outras posições de braços, que partem das posições descritas. Seus nomes variam de acordo com os métodos usados que hoje são de origem inglesa, russa e cubana.

As mãos devem permanecer relaxadas, com oposição do polegar e leve flexão do terceiro e quarto dedo, a palma da mão sempre virada para (a)dentro/anterior (antebraço supinado) ou para (b)baixo (antebraço pronado) conforme a figura.

4 comentários: