Dançarina

Dançarina

Dicionário do Balé (S)


SAUTÉ (ou sauter) - Pequeno salto, saindo de apoio duplo, com movimento de flexão dos joelhos, estendendo pernas e pés na fase aérea e caindo novamente sobre duplo apoio, novamente com flexão dos joelhos. Pode ser realizado em 1ª ou 2ª posição.
Sauté em 1ª posição

SECONDE, A LA - Em segunda. Termo para indicar que o pé deve estar colocado na segunda posição, ou que está ao lado.
SISSONE - Salto em que as duas pernas ficam abertas no ar, enquanto o corpo se desloca na direção desejada. O impulso sai do "demi-plié", e as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo. Pode ser feito para frente ("en avant"), para trás ("en arrière") ou para o lado ("a la second").
SOUBRESAUT - Súbito salto.  Um salto em ambos os pés. Com início em 5ª posição croisé. Empurre o chão com os pés e o corpo empurra para a frente, com os pés e as pernas juntas. O movimento termina em 5ª posição croisé. Os braços são livres, dependem da concepção do que está sendo produzido.


SOUPLESSE / cambré (cambrer) / bend (to bend) - elasticidade, flexibilidade / arquear, curvar /dobrar, flexionar, arquear.

SOUS-SOUS - É um relevé na quinta posição. Os pés devem ficar bem juntos no momento de se levantar nas pointes ou demi-pointes.

SOUTENU - sustentado.
SPOTTING - Este termo é dado ao movimento da cabeça em pirouettes, déboulés, fouetté ronds de jambe en tournant, etc. Nessas voltas a bailarina escolhe um ponto fixo à frente e ao rodar a cabeça deve fixar sempre o ponto de referência sendo a última a estar na direção deste ponto fixo e a primeira a se encontrar nesta direção enquanto o corpo completa a volta. Este movimento muito rápido da cabeça dá a impressão de que o rosto está sempre virado para frente, evitando a tontura.

7 comentários: