Dançarina

Dançarina

Dicionário do Balé (T - V)


TEMPS LEVÉ - Tempo levantado. Um temps levé consiste de um salto para cima e volta para o mesmo lugar, sempre sobre uma perna só, com a outra em qualquer posição; como em qualquer passo de salto inicia e termina com o demi plié

TEMPS LIÉ - Tempo ligado. É um movimento lento mantendo a extensão do joelho, pode ser associado ao demi plié para executar o battement tendu com transferência de peso. Sua execução é feita pela transferência de peso de uma perna para outra, faz-se o battement tendu e transfere o peso da perna de base para a que está executando o exercício e faz o movimento inverso, pode ser executado nas posições en croix.
                        
                                         (a) sem plié                                    (b) com plié

TENDU (pronuncia-se "tandi") - Uma das pernas fica esticada à frente, ao lado ou atrás do corpo. As duas permanecem viradas para fora (en dehor), e os ossos dos quadris ficam sempre alinhados com os ombros.


 Tendu en croix

 TOMBÉE - Termo usado para indicar que o corpo cai para frente ou para trás na perna de movimento num demi-plié.
TOUR - Volta. O mesmo que pirueta. Em geral as grandes piruetas são mais comumente chamadas tours. Exemplo, pirueta en attitude ou tour en attitude. Também as que são feitas em séries, como o tour piqué.
- Tour en l'air: Volta no ar. Em geral, passo para o bailarino homem. Saindo da 5a posição (ou qualquer outra, em geral 2a ou 5a) no demi-plié, o bailarino dá um salto para cima com as pernas bem juntas ao mesmo tempo em que vira uma ou mais voltas no ar com o corpo.
TOURNANT, EN - Virando. Adicional aos passos que podem ser feitos com uma volta do corpo. Como, por exemplo, o assemblé soutenu, que pode ser simples (sem a volta) ou en tournant.

V
VARIATION - Variação. Dança a um no balé clássico.


VOLÉE, DE - Indica que um passo específico deve ser realizado com um movimento de vôo.
VOYAGÉ - Indica que um passo específico deve ser dado com uma certa pose, geralmente em arabesque. O pé de apoio faz uma série de pequenos saltos caindo com o pé (em demi-plié) e com o calcanhar ligeiramente levantado. O calcanhar é colocado no chão com um suave fondu.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente leigo no assunto, estou fazendo uma canção com o tema ballet. Como pronuncia-se o termo variation ?

    ResponderExcluir
  3. Qual a diferença entre o temps plié, para o Demi plié

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O temps lié é um movimento em que ocorre transferência de peso de uma perna para outra passando pelo demi plié.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir