Dançarina

Dançarina

A história do Pilates e a dança

            Criado por Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), alemão que atuou como enfermeiro na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph pegou as molas das camas do hospital e desenvolveu equipamentos para reabilitar seus pacientes, tonificando seus músculos antes mesmo de poderem se levantar.
            Em 1920, Pilates retornou à Alemanha com suas técnicas colaborando com especialistas importantes na dança e exercício físico, tais como Rudolf LabanNo final da década de 20, Joseph leva suas técnicas para Nova Yorque, e cria o The Pilates Universal Gymnasium, onde trabalhou o corpo de renomados coreógrafos e dançarinos, estúdio que ficava no n°939 da Oitava Avenida no edifício Van Dickem um lugar próximo de vários estúdios de dança, famoso pela quantidade de artistas que trabalhavam ali, o edifício era chamado de Artist's Colony. A prática da técnica ajudava a desenvolver força e postura, melhorando a performance na dança, além de ajudar na reabilitação de lesões dos bailarinos. 
            Joseph foi atingindo grande notoriedade no mundo da dança, de acordo com a revista Dance de fevereiro de 1956, todos os bailarinos de Nova Yorque que tinham estudado entre 1935 e 1951 no Jacob's Pillow foram instruídos pelo próprio Pilates. 
            No início de 1960 o estúdio de Pilates tinha entre seus clientes muitos bailarinos de Nova Yorque, como George Balanchine que convidou Joseph para ensinar as suas jovens bailarinas no New York City Ballet. Durante seus trabalhos Pilates sentiu a necessidade de escrever dois livros:  Your Health (1934) e Return to life through Contrology (1945).
            



Fonte: google imagens


            A técnica de Pilates proporciona alongamento e fortalecimento do corpo de forma integrada, melhora a respiração, diminui o estresse, desenvolve consciência e equilíbrio corporal, melhora a coordenação motora e ainda proporciona relaxamento. Para que todos esses benefícios sejam alcançados, o método Pilates obedece seis princípios: centralização da força (Power house), concentração, controle, fluidez, precisão e respiração. 
           Atualmente, o método Pilates é internacionalmente utilizado por pessoas de vários níveis de aptidão física, assim como por companhias de dança, equipes esportivas, entre outros.
 



“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”
Joseph Pilates


Fontes:

https://pilates.com.br/metodologia/historia/joseph-pilates/
https://www.flavoursholidays.co.uk/blog/joseph-pilates-history-philosophy/
https://www.verywellfit.com/joseph-pilates-founder-of-the-pilates-method-2704455

Nenhum comentário:

Postar um comentário