Dançarina

Dançarina

A história do Pilates e a dança

            Criado por Joseph Pilates (1880-1967), alemão que atuou como enfermeiro na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph pegou as molas das camas e desenvolveu equipamentos para reabilitar seus pacientes, tonificando seus músculos antes mesmo de poderem se levantar.
            Em 1920, Pilates retornou à Alemanha com suas técnicas colaborando com especialistas importantes na dança e exercício físico, tais como Rudolf LabanNo final da década de 20, Joseph leva suas técnicas para Nova Yorque, e cria o The Pilates Universal Gymnasium, onde trabalhou o corpo de renomados coreógrafos e dançarinos, estúdio que ficava no n°939 da Oitava Avenida no edifício Van Dickem um lugar próximo de vários estúdios de dança, famoso pela quantidade de artistas que trabalhavam ali, por isso o edifício era chamado de Artist's Colony. A prática da técnica ajudava a desenvolver força e postura, melhorando a performance na dança, além de exercícios que ajudavam na reabilitação de lesões dos bailarinos. 
            Joseph foi atingindo grande notoriedade no mundo da dança, de acordo com a revista Dance de fevereiro de 1956, todos os bailarinos de Nova Yorque que tinham estudado entre 1935 e 1951 no Jacob's Pillow foram instruídos pelo próprio Pilates. 
            No início de 1960 o estúdio de Pilates tinha entre seus clientes muitos bailarinos de Nova Yorque, como Jorge Balanchine que convidou Joseph para ensinar as suas jovens bailarinas no New York City Ballet.
            

Fonte: google imagens

            A técnica de Pilates proporciona alongamento e fortalecimento do corpo de forma integrada, melhora a respiração, diminui o estresse, desenvolve consciência e equilíbrio corporal, melhora a coordenação motora e ainda proporciona relaxamento. Para que todos esses benefícios sejam alcançados, o método Pilates obedece seis princípios: centralização da força (Power house), concentração, controle, fluidez, precisão e respiração. 
           Atualmente, o método Pilates é internacionalmente utilizado por pessoas de vários níveis de aptidão física, assim como por companhias de dança, equipes esportivas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário