Dançarina

Dançarina

Dicionário do Balé (B)

BALANCÉ, ou Pas de Valse - Balanceado. É um passo balanceado em ritmo de valsa. O bailarino dá um passo ao lado com uma perna, trazendo a outra para trás, com o joelho semi flexionado e a meia ponta no chão; em seguida, transfere o peso do corpo para a perna de trás e logo em seguida para a da frente, sem mudar a posição de ambas. Pode ser feito também cruzando a perna em frente ou dando o passo para frente ou para trás, em vez de ao lado.

BALANÇOIRE, EN - Como uma gangorra. Termo aplicado a um grande battement quando executado com um movimento contínuo de balanceio da quarta posição na frente ou atrás, passando pela primeira. O movimento é o mesmo que en cloche.

BALLET - Balé. Derivado do italiano ballare (bailar). É um conjunto de passos de dança executados em solo ou em grupo. Balé reúne, na sua maioria, várias artes, tais como música, pintura (cenários e figurinos), arte dramática (mímica e interpretação), com a dança na sua forma clássica ou moderna.

BALLON - Bola, pulo elástico. Uma qualidade leve e elástica dos movimentos do bailarino como suaves pulos de uma bola de borracha.

BALLONÉ – Pulando como uma bola. O bailarino pula executando simultaneamente um battement depois cai em demi-plié na perna de sustentação.



BALLOTTÉ - Jogado, atirado. Um alegre passo atirado que requer muito equilíbrio, ballon e épaulement. Também é chamado de Jeté bateau.


BAS, EN - Em baixo. Usado para indicar uma posição baixa dos braços. Exemplo: bras bas.

BATTEMENT – Batida, pancada. Termo genérico designando certos exercícios e movimentos da perna e do pé, executados sob a forma de batidas. Basicamente, no balé, o termo battement significa a extensão total ou parcial da perna e do pé e seu retorno à posição inicial.


Battement tendu en croix par terre

BATTERIE - Bateria. Termo dos movimentos em que os pés batem no ar.

BATTU – Batido, golpeado. Este termo, ainda que relacionado a qualquer passo, significa apenas que o bailarino bate as pernas durante a sua execução. Por exemplo, um assemblé battue é um assemblé comum, porém com uma batida das pernas no ar.



BRAS AU REPOS - Braços em repouso. Posição preparatória dos braços no método francês. Os braços devem estar ligeiramente arredondados e mantidos à frente do corpo com as pontas dos dedos à frente das coxas.

BRAS BAS - Braços embaixo. É uma posição inicial dos braços em que todas as outras posições se iniciam. Posição de descanso para os braços entre os exercícios.

BRISÉ - Quebrado. Passo de pequena bateria. É essencialmente um pequeno assemblé batido. A perna em movimento arrasta-se da quinta posição para a segunda en l'air de forma que a ponta do pé fique a alguns centímetros do chão, bate na frente ou atrás da outra perna que se deslocou ao encontro dela, em seguida ambos os pés voltam ao chão simultaneamente em demi-plié na quinta posição.

Dicionário do Balé (A)

ADAGIO - Derivado do italiano – lentamente, devagar ou descanso. Ex: plie e arabesque.
-Qualquer dança ou combinação de passos feitos para música lenta;
-Série de exercícios efetuados durante a aula com o objetivo de desenvolver a graça, o equilíbrio e o senso de harmonia e beleza das linhas;
-Parte dos pas de deux clássicos dançados pela bailarina e seu partner. Chamado pelos franceses de Adage.

AIR, EN L' - No ar. Indica:
1) movimento feito no ar, por exemplo, rond de jambe en l'air;
2) a perna em movimento (após ter sido aberta na segunda ou na quarta posição) será levantada a 45º, 90º ou 120º.

ALLEGRO - Palavra italiana derivada do latim Alecer (vivaz).
-Qualquer dança ou combinação de passo feito para uma música de tempo rápido ou moderado;
-Parte da aula que segue o Adágio;
-Todos os passos rápidos, como saltos, bateria etc., em balé, são parte do Allegro.

ALLONGÉ - Como o nome já sugere, significa alongado, estendido, esticado. Exemplo: arabesque allongé.

APLOMB - Aprumo. Dá-se o nome de Aplomb à elegância e ao controle perfeito do corpo e dos pés, conseguido pelo bailarino ao executar o movimento.

ARABESQUE - Arabesco. Palavra originária do árabe significando ornamento. Posição na qual o peso do corpo é sustentado numa só perna, enquanto a outra se encontra estendida para trás, geralmente no ar e com os braços dispostos de maneira harmoniosa. Os ombros e os quadris devem estar virados para frente.
        (a) arabesque                           (b)  arabesque penché (inclinado)

Apresenta variações como:
- O pé que sustenta o corpo totalmente apoiado no chão, na meia ponta, ou na ponta;
- A perna que sustenta a pose pode estar ou não flexionada;
- A posição do corpo pode estar alongada (allongée), ou inclinada (penché);
- Os braços podem sofrer alterações determinando as qualificações dos arabesques.

ARRIÉRE, EN - Para trás. Uma direção para a execução de um passo. Expressão usada para indicar que o passo é executado em direção oposta ao público.

ARRONDI - Arredondado, curvo. Exemplo: battement arrondi.

ASSEMBLÉ (pronuncia-se “assamblê”)- Juntos ou reunidos. Um passo no qual um pé escorrega pelo chão como num tendue, é jogado ao ar, e nesse momento, o bailarino levanta a perna de apoio, esticando os dedos dos pés. Ambas as pernas vão ao chão, uma após a outra, em 5ª posição.

ATTITUDE (pronuncia-se "atitide") - Uma das pernas fica no ar, ligeiramente flexionada, e a outra fica como apoio. As pernas devem ficar viradas para fora, rotação de quadril (a coxa da perna que está no ar fica levantada, com o joelho apontando para o lado).
           (c) attitude effacée        (d) attitude croisée derrière


AVANT, EN  - Para a frente. Uma direção para a execução de um passo. Usado para indicar que um passo deve ser executado para a frente. Exemplo: assemblé en avant.