Dançarina

Dançarina

Dicionário do Balé (B)

BALANCÉ, ou Pas de Valse - Balanceado. É um passo balanceado em ritmo de valsa. O bailarino dá um passo ao lado com uma perna, trazendo a outra para trás, com o joelho semi flexionado e a meia ponta no chão; em seguida, transfere o peso do corpo para a perna de trás e logo em seguida para a da frente, sem mudar a posição de ambas. Pode ser feito também cruzando a perna em frente ou dando o passo para frente ou para trás, em vez de ao lado.

BALANÇOIRE, EN - Como uma gangorra. Termo aplicado a um grande battement quando executado com um movimento contínuo de balanceio da quarta posição na frente ou atrás, passando pela primeira. O movimento é o mesmo que en cloche.

BALLET - Balé. Derivado do italiano ballare (bailar). É um conjunto de passos de dança executados em solo ou em grupo. Balé reúne, na sua maioria, várias artes, tais como música, pintura (cenários e figurinos), arte dramática (mímica e interpretação), com a dança na sua forma clássica ou moderna.

BALLON - Bola, pulo elástico. Uma qualidade leve e elástica dos movimentos do bailarino como suaves pulos de uma bola de borracha.

BALLONÉ – Pulando como uma bola. O bailarino pula executando simultaneamente um battement depois cai em demi-plié na perna de sustentação.



BALLOTTÉ - Jogado, atirado. Um alegre passo atirado que requer muito equilíbrio, ballon e épaulement. Também é chamado de Jeté bateau.


BAS, EN - Em baixo. Usado para indicar uma posição baixa dos braços. Exemplo: bras bas.

BATTEMENT – Batida, pancada. Termo genérico designando certos exercícios e movimentos da perna e do pé, executados sob a forma de batidas. Basicamente, no balé, o termo battement significa a extensão total ou parcial da perna e do pé e seu retorno à posição inicial.


Battement tendu en croix par terre

BATTERIE - Bateria. Termo dos movimentos em que os pés batem no ar.

BATTU – Batido, golpeado. Este termo, ainda que relacionado a qualquer passo, significa apenas que o bailarino bate as pernas durante a sua execução. Por exemplo, um assemblé battue é um assemblé comum, porém com uma batida das pernas no ar.



BRAS AU REPOS - Braços em repouso. Posição preparatória dos braços no método francês. Os braços devem estar ligeiramente arredondados e mantidos à frente do corpo com as pontas dos dedos à frente das coxas.

BRAS BAS - Braços embaixo. É uma posição inicial dos braços em que todas as outras posições se iniciam. Posição de descanso para os braços entre os exercícios.

BRISÉ - Quebrado. Passo de pequena bateria. É essencialmente um pequeno assemblé batido. A perna em movimento arrasta-se da quinta posição para a segunda en l'air de forma que a ponta do pé fique a alguns centímetros do chão, bate na frente ou atrás da outra perna que se deslocou ao encontro dela, em seguida ambos os pés voltam ao chão simultaneamente em demi-plié na quinta posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário