Dançarina

Dançarina

Dicionário do Balé (C)

CABRIOLE - Um passo saltitante onde o dançarino bate as duas pernas juntas no ar. A perna de sustentação vai de encontro com a de movimento.



CAMBRÉ - Arqueado. Dobrar o corpo a partir da cintura, para frente, para trás ou para os lados, a cabeça acompanha o movimento.



CENTRE PRATICE - Exercícios feitos no centro.


CHAINÉS - Uma série de voltas rápidas na ponta ou demi-pointe feitos em linha reta dentro de um círculo.

CHANGEMENT - Passo saltitante na quinta posição onde os pés são trocados no ar. Significa mudança ou troca.



CHANGER DE PIED - Indica que os pés no fim de um passo devem ser trocados.

CHASSÉ - Um passo no qual um pé lateralmente caça o outro para outra posição.

CISEAUX - Um movimento em forma de tesoura abrindo-se as pernas numa posição ampla e en l'air cortando com ambas o ar, cruzando com um movimento brusco uma das pernas levando-a esticada da frente para trás.

CLOCHE - O pé passa da frente para trás através da primeira posição, seja num jeté ou tendue, por exemplo.

COLLÉ - Pernas coladas uma na outra.

CONTRETEMPS - Contratempo. Passo composto de um coupé chassé, temps levé, chassé passé 5a posição, direita em frente; coupé com a perna esquerda, chassé en avant com a direita, um temps levé sobre a perna direita, com a esquerda atrás em arabesque, e um chassé passé com a esquerda terminando em 4a allongée, com o peso sobre a perna esquerda em demi-plié e a direita atrás em degagé a terre.

COREÓGRAFO - Do grego "Khoros" (dança) e "grapho" (escrita), designa a pessoa que cria um balé; os passos e danças que, em seqüência, formam um balé. No princípio do século XVIII, este termo significava "anotador de dança"; como em geral era este quem também criava os passos do balé, a palavra passou a cobrir ambas as atividades. Quando desapareceu a arte de escrever os balés, o termo coreógrafo passou a significar apenas "criador de balé".

COREOGRAFIA - Termo usado no século XVlll para designar a arte de "anotação de danças" e que agora significa "seqüência de passos e movimentos que compõem um balé".

COTÉ, DE - Ao lado. Não é um passo; este termo, quando adicionado a qualquer passo ou exercício, significa que este deve ser executado ao lado.

COU DE PIED:- Peito do pé. Sobre o peito do pé. Quando um dos pés se encontra sobre o tornozelo da outra perna.


COUPÉ - Cortado. Um passo de ligação usado para transferir o peso do corpo de uma perna para a outra; basicamente consiste apenas em colocar um pé no chão, enquanto se eleva o outro.

CROISÉ - Cruzado. Uma das oito direções do corpo do bailarino em relação ao espaço circundante.


                                  croisé devant                      croisé derrière

CROIX, EN - Em cruz. Fazer qualquer exercício en croix significa executá-lo em frente, ao lado, atrás e de novo ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário