Dançarina

Dançarina

Dicionário do Balé (D)

DANSEUR, DANSEUSE - Bailarino, bailarina.

DEBOULÉS - Rolar. Pequenos tours, em geral feitos em séries, em que o bailarino executa pequenas voltas, transferindo o peso do corpo de uma perna para outra. O mesmo que chainés.

DEDANS, EN - Para dentro. Indica que: (a) o movimento da perna é feito numa direção circular de trás para frente; (b) uma pirueta é executada girando para o lado da perna de sustentação.

DEGAGÉ- Afastado. Posição em que o bailarino se encontra sobre uma perna, com a outra afastada, ponta esticada, em frente, ao lado ou atrás. O degagé pode ser à terre, com a ponta tocando o chão, ou en I'air, com a perna levantada, a meia ou grande altura.
                                                degagé à terre

DEHORS, EN - Para fora. Indica que: (a) o movimento da perna é feito em direção circular da frente para trás; (b) uma pirueta é executada girando-se para o lado da perna que levanta do chão.

DEMI - Meio, metade. Qualquer posição ou passo efetuado de maneira pequena ou pela metade.

DEMI-BRAS - Braços baixos. Posição preparatória aonde os braços são mantidos do lado do corpo, um meio termo entre a 2ª posição e bras bas.

DEMI-PLIÉ - Joelhos semi flexionados. Todos os passos de elevação começam e terminam com um demi-plié.

DEMI POINTE - Meia ponta, ou seja, sobre a sola dos dedos dos pés (apoiado nos metatarsos).


DERRIÈRE - Atrás. Qualquer passo, exercício ou posição, executado atrás do corpo, isto é, com a perna fazendo o movimento atrás da outra ou então fechando atrás.

DESSOUS - Para trás. Indica que o pé que trabalha passa atrás do pé de base. Por exemplo: pas de bourrée dessous.

DESSUS - Para frente. Indica que o pé que trabalha passa à frente do pé de base. Por exemplo: pas de bourrée dessus.

DÉTIRÉ - Estender. Esticar a perna sustentando-a pelo calcanhar com a mesma mão da perna de movimento. Este exercício é feito geralmente na barra.

DÉTOURNÉ - Desvirado de lado. Um détourné é uma volta para trás na direção do pé de trás invertendo a posição dos pés. É sempre feito em pointe ou demi-pointe. Há duas formas: demi-détourné e détourné completo, girando uma meia volta no pé da frente em direção ao de trás.

DEVANT - Em frente. Termo relacionado a qualquer passo ou exercício que é executado em frente, isto é, com a perna fazendo o movimento em frente da perna de base, ou então fechando na frente.

DEVELOPPÉ - Desenvolvido. Um developpé é o movimento feito a partir de um retiré onde a perna é levantada a frente, ao lado ou atrás, mantendo-a na posição.

                                                    developpé devant


 developpé seconde

                                                     developpé derriére

DIAGONALE, EN - Em diagonal. Indica que um passo deve ser feito deslocando o corpo em diagonal.

DIVERTISSEMENT - 1. Uma seção de danças no balé que não tem conexão com o enredo, por exemplo, a dança das fadas em "A Bela Adormecida", 3º Ato; 2. Uma curta dança ou trecho de um longo balé como uma parte separada em determinado programa.

6 comentários: