Dançarina

Dançarina

Dança Contemporânea - Pina Baush


Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch (1940-2009), coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã. Estreou como coreógrafa em 1968 e exerceu grande influência na dança contemporânea alemã e internacional. Conhecida principalmente por contar histórias enquanto dançava, suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas em conjunto, várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês idéias para seu trabalho. Entre seus temas recorrentes estavam as interações entre masculino e feminino - uma inspiração para Pedro Almodóvar, em cujo filme “Fale com ela”, Pina aparece em uma bela sequência de dança. Suas criações são uma junção original de teatro e dança moderna, refletindo os sentimentos humanos – como a tristeza ou o amor – sem necessidade de traduzi-los num argumento fixo.

Com sua segunda produção, I’m Wind der Zeit (No Vento do Tempo), obteve o primeiro prêmio do Concurso de Coreografia de Colônia em 1969. Em 1973, assumiu a direção do Balé de Wuppertal, que logo adquiriu o nome, dado por Bausch, de Tanztheater Wuppertal (Teatro de Dança de Wuppertal), localizada em Wuppertal. A companhia tem um grande repertório de peças originais e viaja regularmente por vários países.

Entre as suas produções, destacam-se Komm tanz mit mir (Vem, Dança Comigo, 1977), Keuschheitlegende (Lenda de Castidade, 1979), Viktor (1986) e Café Muller. Nos últimos anos, produziu criações inspiradas em várias cidades européias, entre elas Lisboa, onde apresentou, em 1998, Mazurca Fogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário