Dançarina

Dançarina

Dança Moderna - Merce Cunningham


Mercier Philip Cunningham, mais conhecido como Merce Cunningham (1919-2009), bailarino e coreógrafo norte-americano. O caráter experimental e o estilo vanguardista foram características marcantes de sua dança. Responsável por mudar os rumos da dança moderna criando mais de 150 coreografias.
Começou a estudar dança aos 12 anos de idade e aos 16 anos entrou em uma escola de teatro, onde aprendeu técnicas de palco. Com quase 20 anos retomou os estudos da dança por influência do compositor John Cage, no mesmo ano conheceu Martha Graham, com quem se aprofundou no aprendizado da arte da dança. Aos 23 anos, demonstra uma evolução original com o solo Totem Ancestor (música de John Cage), no ano seguinte viaja com Cage apresentando composições coreográficas e musicais. E aos 26 anos de idade, finaliza sua carreira como solista da Companhia de Martha Graham.

Com 28 anos desenvolve a coreografia The Seasons e abre a sua própria escola passando a ensinar um método próprio. Aos 34 anos, funda sua companhia de dança, a Merce Cunningham Dance Company, em parceria com Cage, assim demonstra seu estilo próprio de dançar com apresentações públicas das coreografias: Solo Suite in Space and Time, Dime a Dance, Untitled Solo e Fragments. Aos 36 anos apresenta o trabalho Galaxy, aos 39, Summerspace e no ano seguinte Gambit for Dancers and Orchestra. Faz sua primeira turnê mundial aos 45 anos e seu trabalho é reconhecido nos EUA aos 49, com seu grupo sendo oficializado como companhia residente na Brooklin Academy of Music. Com 50 anos, assume a direção da Companhia de Dança Moderna de Nova York e destaca-se na França um ano depois com Signals no Théatre de France. Aos 54 anos, destaca-se na Ópera One Day or Two e aos 55 cria Events.

Para Cunningham, a dança se torna aparentemente um movimento natural, que explora os elementos fornecidos pelo acaso. Cunningham somente indicava aos bailarinos as direções dos deslocamentos e os tempos das paradas, essa formulação coreográfica era o chamado “Event”, com forte ligação com o vivenciar do instante presente. Com um grau de liberdade elevado, as obras realizadas caracterizavam-se pela sucessão de acentos fortes e fracos (comparáveis a métrica antiga) e por uma espécie de tempo instintivo próximo do verso grego lírico ou trágico. A música representava apenas um acompanhamento sonoro que não era elaborada ou selecionada em função de uma harmonia com os movimentos dos bailarinos, a música podia ser instrumental ou eletrônica. Ao rejeitar o contexto e a noção de obra dramática, abriu caminho para jovens coreógrafos e deu origem a duas tendências da dança moderna americana: a “Nouvelle Dance” e o “Pos Modern”.

Após completar 70 anos de idade, desenvolve coreografias através do computador, encontrando uma ampliação nas possibilidades criadoras. Aos 85 anos, vai ao Brasil usando uma cadeira de rodas por causa da artrite e de uma operação no joelho, mas ainda dá aulas e prepara nova coreografia. Faleceu aos 90 anos, em julho de 2009, na sua casa em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário