Dançarina

Dançarina

Dança Moderna - Martha Graham


Martha Graham (1893 – 1991), coreógrafa, professora e bailarina, nascida na Pensilvânia, revolucionou a dança moderna com suas inovações técnicas e tornou-se conhecida como a mãe da dança moderna. Na adolescência ouviu seu pai, médico que tratava distúrbios mentais, dizer que embasava seus diagnósticos no modo como seus pacientes se moviam. Com isso, convenceu seu pai a levá-la para ver Ruth St. Denis e então jurou ser dançarina, mas teve que esperar até a morte de seu pai. Com 23 anos de idade começou a estudar dança na Denishawn School (1916), escola e companhia de Ruth St. Denis e Ted Shawn. Apesar da idade que começou a dançar, chamou a atenção de Ted Shawn, e viajou com Ruth St. Denis para Londres e quando voltou para Nova York, formou sua própria companhia, a Escola de Dança Contemporânea Martha Graham. Seus primeiros trabalhos foram para a Broadway, e em 1923, tornou-se professora na Eastman School of Music, em Rochester, dirigiu o departamento de dança da escola e estreou como bailarina independente em 1926. Saiu da Denishawn School com um trabalho próprio, opondo-se a seus mestres, retomando as idéias de seu pai sobre a movimentação.

Fundou a Martha Graham School of Contemporary Dance, em 1927, que formou quatro gerações de bailarinos e coreógrafos. Criou um estilo próprio de dança com seu nome, o método Graham, caracterizado por uma grande expressividade emocional, e com sua própria técnica encantou o mundo, em 1934 passou a utilizar músicas compostas especialmente para seus trabalhos. O Método Graham compreende uma profunda relação entre respiração e movimento e contato com o chão.

Desenvolveu cerca de 200 coreografias explorando temas como a sensibilidade feminina, a mitologia grega, questões sociais e o folclore americano. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi Letter to the World (1943), com música de Hunter Johnson e dança baseada na vida da poeta Emily Dickson, recitando na performance trechos de poemas. Entre seus trabalhos estão: Appalachian Spring (1944), Cave of the Heart (1946), Legend of Judith (1962), Acts of Light (1981). Parou de dançar em 1970, mas ainda remontou em 1984, A Sagração da Primavera de Igor Stravinski e escreveu uma autobiografia, Bloody Memory (1991), em que detalhou seu método.


Técnica Graham

Graham utilizava o centro do corpo (core ou power house) como origem da vida, acreditava que as emoções, os sentimentos e os movimentos são primeiramente visíveis na região central do corpo. A contração é o principal fundamento da técnica Graham. Esse movimento da dança moderna foi desenvolvido por Martha Graham em suas observações de como a dor e o sofrimento se manifestam no corpo humano.

As contrações no estilo Graham sempre começam a partir da pelve e este movimento caminha por toda a espinha dorsal até o pescoço e a cabeça. O espaço entre cada vértebra aumenta à medida que as contrações se desenrolam pela espinha dorsal. A cabeça e o pescoço se mantém alinhados com a coluna vertebral e cada contração é realizada durante a expiração.

Visualmente essas contrações poderiam dar a impressão de que a pessoa está curvando-se ou dobrando-se em si mesma, entretanto, não é um movimento simples. Os movimentos que acontecem no tórax, ombros e pescoço são um resultado orgânico da contração que começa na pelve.

A contração é uma das principais características da dança moderna, e faz parte da técnica de Martha Graham ensinada nos dias de hoje. Atualmente muitos coreógrafos reinventam, adaptam e transformam a contração original da técnica de Graham.

31 comentários:

  1. :o serio :o que legal :o < significa espanto tipo ooooooooo >

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que as vezes passam pesssoas incriveis feito a Martha Graham
    Lucia Lemos

    ResponderExcluir
  3. Se as pessoas soubessem o bem que faz a gente movimentar o corpo, dançando bem ou mal, seriam mais felizes. Parabéns, os benefícios da dança merecem obter maior visibilidade dentro da nossa sociedade tão tecnologicamente endurecida.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plena mente,amo dançar,faz bem pro corpo e pra alma...

    ResponderExcluir
  5. Parabêns Martha, também amo dançar, gostaria de ter mais tempo para isso, faz muito bem pro corpo e pra alma.....

    ResponderExcluir
  6. A arte tras somento beneficios para a mente e para o corpo. Mente Sa corpo Sa. Parebens ao incentivo nessa atitude e açao.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal!!!!!!!!!!

    Cultura maravilhosa essa postada pelo google!! Além de exaltar a dança que é em si algo fenomenal para o corpo, espírito e alma,nos faz conhecer um pouco desta grande bailarina. Só em apreciar a dança, já estamos levando paz para o nosso coração. Palmas pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  8. Cultura é tudo de bom!!!
    Tenho Fé que um dia nosso País ainda tera consciencia e realmente investira em Cultura e Eduacação para todos os Brasileiros!

    ResponderExcluir
  9. Amei!!!
    www.vivianguilhem.webs.com

    ResponderExcluir
  10. achei maravilhosa a capa do gugol lindissima homenagem parabenssssssssss

    ResponderExcluir
  11. a dança faz um bem para o corpo e também pra alma !!!eu amo dançar e parabéns pela homenagem!!!

    ResponderExcluir
  12. GOSTARIA MUITO DE DANÇAR MELHOR, TENHO MUITA ADMIRAÇAO POR QUEM TEM O DOM DA DANÇA/BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. Martha Graham>> homenagem merecida parabéns !!! Ah!! A homenagem na página do Google ficou linda não é gente!!??

    ResponderExcluir
  14. o unico vicio da minha vida é dançar,amei parabens...

    ResponderExcluir
  15. Não a conhecia... mas interessou-me imenso a sua biografia.
    Irei pesquisar mais coisas sobre ela!

    ResponderExcluir
  16. Sou profissional em dança e essa mulher não tem muito a interessar-me. Mas vi que ela dança bem. Comentários bons a fazer sobre seu POST. Parabéns. Blogueira Oficial *

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso!! a dança enaltece nosso espírito, é cultura, é educação, é rentidão, é respeito à vida e ao semelhante.. parabéns google precisamos sim de mais educação!!

    ResponderExcluir
  18. Neguinha do Morro DIZ:
    AAAAAAAAAMEI ! A PÁGINA DO GOOGLE ENTÃO! PÉCIMO :P

    ResponderExcluir
  19. Para quem quer se aprender essa técnica a escola dass Ruth Rachou é especialista... é maravilhosa

    ResponderExcluir
  20. REALMENTE A PÁGINA DO GOOGLE FICOU UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE...PARABÉNS MARTHA GRAHAM!

    ResponderExcluir
  21. A DANÇA É MOVIMENTO DO CORPO EM SINCRONIA COM A ALMA , A ALMA EXPRESSA SUAS VONTADES ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS QUE O CORPO FAZ, DOMINE O A ALMA E O CORPO É SEU.

    ResponderExcluir
  22. amo a arte da dança parabens ao mestre da dança queria poder dançar mais tenho uma doença que compromete o meu pulmão que me falta ar mais não me empede de louvar a DEUS CANTANDO em grande louvor

    ResponderExcluir
  23. Porque nele vivemos e nos movemos e existimos...
    fenomenal frase da criadora do blog que recortou do livro de atos...
    Mesmo vc q não dança, dança... a dança independe de movimentos apurados, ela flui da fonte : da alma..

    ResponderExcluir
  24. Picks,
    Dançar é maravilhoso,encantador. Dançar é louvar a Deus. Na sua casa, arreda os móveis, coloque uma bela música e dance. Aumenta a auto-estima. Faça da sua vida uma verdadeira festa, todos os dias, pois, é uma festa a vida. Há, enfeite sua casa com muitas flôres, naturais e ou artificiais, é positivo e atrai luz. Deus é da alegria,(o contrário que a religião prega.)Para o anônimo acima, indico o livro do NUNO COBRA - SEMENTES DA VITÓRIA, excelente/brilhante leitura. Luz para todas as pessoas do mundo inteiro. Abraços afetuosos para todos. Deus abençõe ricamente todas as pessoas do mundo inteiro para sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  25. s0 tenh0 11 an0s mas adimir0 muit0 martha graham p0is ad0r0 dançar

    ResponderExcluir
  26. dançar!
    caros, se ainda não sabem, aprendam a dançar. Pois a dança é a mais pura expressão de liberdade, felicidade, amor, arte.Como diz o colega acima, dançar é louvar a Deus. Tbem acho isso.
    Obrigada ao Google.
    Parabens Martha, vc foi incrivel!

    ResponderExcluir
  27. Poxa vida! quem nasce pra ser algo na vida,não tem ostaculo que o enpeça.Ela nasceu pra zer deixar para a humanidade aprender, assim como todos os gênios

    ResponderExcluir
  28. Parabéns, o mundo precisa de Arte para despertar a sensibilidade nas pessoas.

    ResponderExcluir
  29. Muito bom gente! O conhecimento sempre acrescenta e tem coisas que aprendemos que não estão escritas...Deus abençoe a todos! Bem vindos novos seguidores!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo BLog! amei saber amis um pouco sobre Marta G.

    ResponderExcluir