Dançarina

Dançarina

Dança Moderna - José Limón


José Arcadio Limón (1908-1972), dançarino, coreógrafo e professor, nasceu no México e mudou-se com sua família para os EUA em 1915, a sensibilidade de Limón fez com que ele seguisse sua carreira nas artes, estudando pintura na University of California e complementando seus estudos em Nova York, porém desapontado com as artes visuais um dia encontrou sua verdadeira vocação assistindo uma apresentação da dançarina alemã Harald Kreutzberg. 
Aos 22 anos de idade começou a estudar dança com Doris Humphrey e Charles Weidman. Limón se apresentou com o "Humphrey/Weidman Group" na cidade de Nova York entre 1930 e 1940, também dançou e coreografou em vários musicais da Broadway, incluindo "Roberta" (1935). Em 1946, fundou a "Limon Dance Company" que estreou em 1947, realizando espetáculos entre os anos de 1950 e 1960 por toda e Europa e América do Sul. Seu primeiro grande trabalho foi The Moor’s Pavane (1949).  

José Limon trabalhava com os códigos estabelecidos pela dança moderna porém exibindo seus próprios interesses expressivos, atribuindo suas principais influências estilísticas a Isadora Duncan e Kreutzberg. Expandiu o repertório de dança moderna com obras que exploraram os pontos fortes e fracos do caráter humano.


2 comentários: