Dançarina

Dançarina

Principais posições dos pés no ballet



Em todas as posições, os pés ficam para fora (posição "en dehors"), as coxas e os joelhos devem estar virados, em rotação externa do quadril (esta abertura parte do quadril).

-1ª Posição: Com os calcanhares juntos, os pés ficam abertos um para cada lado, em linha reta. Os joelhos seguem a linha dos dedos dos pés. Com rotação externa de quadril e extensão dos joelhos.

-2ª Posição: Partindo da primeira posição os pés ficam afastados entre si por uma distância aproximada de um pé e meio. Com abdução de pernas.

-3ª Posição: Com os pés virados para fora, o bailarino coloca um pé na frente do outro, unindo-os. O calcanhar do pé da frente fica no meio do pé de trás.

-4ª Posição: Com os pés cruzados e afastados, um pé fica na frente do outro (imagina-se que há um pé em posição natural entre eles).

-5ª Posição: Como na terceira posição, os pés ficam unidos um na frente do outro. O calcanhar de um pé toca os dedos do outro pé.



(a)Pé no chão = Pied a terre; (b)Pé na meia ponta baixa = Pied à quart; (c)Pé na meia ponta = Pied sur la demi pointe; (d)Pé na meia ponta alta = Pied a trois quarts; (e)Pé na ponta = Pied sur la pointe; (f)Pé fora do chão - no ar.

A terminologia utilizada para as direções da perna são: devant (frente), de cote (lado)/á la seconde (na 2º posição) e derrière (atrás).

Posições e direcionamentos das pernas


(a)par terre devant; (b)par terre a la second; (c)en L’air devant - 90°; (d)en L’air derriére - 45°

Um comentário: