Dançarina

Dançarina

Dança Moderna

A dança moderna foi marcada pelas formas de expressão de sua época, é uma evolução do oposto à dança clássica, entretanto não modificou a estrutura do balé, pois continuou fazendo uso de diagonais e das danças conjuntas. Os primeiros sinais de uma revolução estética e formal da dança já eram visíveis no início do século XX. Seus precursores procuraram maneiras mais pessoais de expressar ideias através da dança, buscando uma dança mais apropriada aos seus corpos e seus ideais. 

Tem como objetivo explorar as  possibilidades motoras do corpo humano, usar o dinamismo, o emprego do espaço e do ritmo corporal em movimentos. Os grupos de dança moderna normalmente são fundados por uma personalidade, seu coreógrafo e diretor, sendo assim possui características próprias e muitas vezes pessoais.

Entre os pioneiros desse movimento estão as americanas Loie Fuller, Isadora Duncan e Ruth Saint Denis, o suiço Emile Jacques-Dalcrose e o húngaro Rudolf Von Laban. Foram criadas escolas de dança moderna como a européia (Alemanha) com Mary Wigman e a americana (EUA) com Martha Graham.   

ISADORA DUNCAN 
JOSÉ LIMÓN    
LOIE FULLER 
MARTHA GRAHAM 
MARY WIGMAN 
MERCE CUNNINGHAM 
RUDOLF VON LABAN 
RUTH SAINT DENIS 
VASLAV NIJINSKY 

Nenhum comentário:

Postar um comentário