A dança moderna foi marcada pelas formas de expressão de sua época, é uma evolução do oposto à dança clássica, entretanto não modificou a estrutura do balé, pois continuou fazendo uso de diagonais e das danças conjuntas. Os primeiros sinais de uma revolução estética e formal da dança já eram visíveis no início do século XX. Seus precursores procuraram maneiras mais pessoais de expressar ideias através da dança, buscando uma dança mais apropriada aos seus corpos e seus ideais.
Tem como objetivo explorar as possibilidades motoras do corpo humano, usar o dinamismo, o emprego do espaço e do ritmo corporal em movimentos. Os grupos de dança moderna normalmente são fundados por uma personalidade, seu coreógrafo e diretor, sendo assim possui características próprias e muitas vezes pessoais.
Entre os pioneiros desse movimento estão as americanas Loie Fuller, Isadora Duncan e Ruth Saint Denis, o suiço Emile Jacques-Dalcrose e o húngaro Rudolf Von Laban. Foram criadas escolas de dança moderna como a européia (Alemanha) com Mary Wigman e a americana (EUA) com Martha Graham.
ISADORA DUNCAN
JOSÉ LIMÓN
LOIE FULLER
MARTHA GRAHAM
MARY WIGMAN
MERCE CUNNINGHAM
RUDOLF VON LABAN
RUTH SAINT DENIS
VASLAV NIJINSKY
Nenhum comentário:
Postar um comentário